top of page

Projeto

 

O Manta Catalog Azores é um projeto científico e de conservação fundado em 2012. Este projeto tem como objetivo aumentar o nosso conhecimento das jamantas presentes nos Açores e no Atlântico Este - uma região onde muito pouco se sabe acerca destes peixes elusivos.

 

A investigação das Mantas Oceânicas em todo o mundo gira em torno da compilação de fotos-ID - imagens que registam os padrões únicos e marcas encontrados na face ventral de cada animal, que podem ser usadas, tal como uma impressão digital, para identificar diferentes indivíduos. No entanto, a Jamanta Chilena, que visita com grande frequência os Açores, possui também padrões ventrais semelhantes aos das Mantas Oceânicas, o que levou o projeto a estabelecer a primeira base de dados do mundo para a foto-identificação desta espécie.

 

Juntamente com a localização e a data em que foi tirada a foto- ID, estas fotos permitem aos cientistas o reconhecimento de indivíduos. Ao longo do tempo uma base de dados fotográfica como esta pode revelar informação acerca da constituição da população e das migrações e movimentos dentro e fora dos Açores. Esta informação é crucial para a gestão e conservação destas raias, a nível local e global.

 

A maioria do trabalho do MCA tem sido realizado em colaboração com os operadores de mergulho locais e com os seus visitantes, que apoiam o projeto como “Cidadãos Cientistas”. Estes contribuem com as foto-ID que conseguem capturar nos seus mergulhos com as jamantas, e muitos centros de mergulho registam os avistamentos destes animais ao longo da época. Mais recentemente os pescadores lúdicos locais envolveram-se mais ativamente no projeto reportando também eles os encontros que experienciam com estes animais enviando inclusivamente fotos que permitem a identificação das espécies. No futuro, o projeto espera ampliar a quantidade de dados de identificação que obtém através dos mergulhadores, bem como envolver mais a comunidade no entendimento da importância económica e da conservação das jamantas que visitam os Açores.





 

bottom of page